comércio à deriva

1453514_10151761298393587_1671438223_n

No final de 2014 os comerciantes da Praia da Vitória manifestavam o seu descontentamento com a forma como o Presidente da Câmara a eles se referiu em reunião da Assembleia Municipal. Na altura Roberto Monteiro aponta a falta de renovação geracional como uma das causas de estagnação do comércio praiense e a necessidade de se criarem lojas âncora no centro da cidade.

Tais lojas nunca apareceram.

No ano seguinte – como resposta a esta situação – a autarquia cria o programa Vitória. Uma boa ideia, diga-se. Um bom conceito. Contudo, passados mais de dois anos, a situação mantem-se, agravando-se em muitos casos. Resta saber que avaliação tem sido feita.

Não faço ideia quantas pessoas trabalham ou estão afetas a este programa, nem tão pouco sei quem o coordena. Tudo quanto é do conhecimento público é que está sob a tutela do Vereador Tibério Dinis.

A questão que se coloca é simples: quais os resultados? Pelo que nos é dado ver, o que está à vista de todos, é que estão longe de ser positivos. Resta saber se deverá o projeto ser reformulado profundamente ou se, não havendo perspetivas reais de sucesso, faz algum sentido o programa continuar.

Não basta criarem-se programas só para dizer que há vontade de fazer alguma coisa de concreto para redinamizar o centro histórico da cidade. Não basta implementarem-se medidas, mesmo que consertadas. É preciso avaliar a sua eficácia e não ter medo de assumir o seu fracasso. É preciso avaliar para ajustar políticas e redefinir estratégias.

Os programas não estão a resultar.

Já agora, qual o balanço do Programa de Revitalização do Centro Histórico da Praia da Vitória iniciado em 2007? Nunca mais se ouviu falar nisto. Aliás, grande parte destes programas só são do conhecimento público no momento do anúncio do seu lançamento e, provavelmente, muitos deles morrem no dia em que a notícia sai no jornal, sendo esse o seu único objetivo.

Parecer que se faz…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s