mercado municipal

img_3506-2

Em tempos era o local onde a esmagadora maioria dos praienses ia comprar as hortaliças, o peixe ou a fruta. Em complemento com a Tamar, o Super Luso ou a Casa Costa, onde se vendiam os produtos de mercearia por excelência, o Mercado Municipal da Praia da Vitória tinha essa função agregadora tão características dos aglomerados urbanos como as vilas ou as cidades.

Com o tempo e o chamado progresso – nem sempre “progressivo” – a Praça (como também é chamado), foi perdendo importância, a qual foi sendo ganha pelas modernas superfícies comerciais como o Modelo Continente ou o Supermercado Guarita restando ao centro histórico o supermercado da Graça com o seu mercadinho e que tantas dificuldades tem tido em ver autorizadas as suas iniciativas de rua. Coisas da burocracia e do excesso de zelo habitualmente aplicado só aos mais pequenos.

O Mercado Municipal, mesmo com as obras de modernização realizadas no início do século, tem tido grande dificuldade em reafirmar-se ou em reconverter-se. O estacionamento é difícil e, apesar de se procurar a diversificação do espaço, algo parece não funcionar. O espaço é agradável e acolhedor. Também não chove lá dentro.

A verdade é que o centro urbano tradicional tem visto a sua área a reduzir-se progressivamente e, hoje, falar da rua da Jesus e da sua dinamização é falar do troço entre a Praça Francisco Ornelas da Câmara e o antigo BCA que, com o seu encerramento, corre-se o risco de o centro histórico ficar ainda mais reduzido.

O que falta então ao Mercado Municipal para que também ele funcione como polo dinamizador do centro urbano tradicional da cidade?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s