o que podia ter sido

clip_1208_1441928279_thumb

Poderia escrever sobre o que poderíamos ter sido. Que cidade e que concelho teríamos hoje se não tivessem sido tomadas decisões menos acertadas ou implementadas medidas danosas para o nosso desenvolvimento e crescimento.

Poderia escrever e apontar erros e estratégias. O que foi mal feito. Que melhores estratégias eu teria. O que teria feito diferente.

Poderia ficar aqui a olhar para o passado. Para o passado recente ou para o passado mais longínquo e fazer uma seleção cuidada do que foi bom e do que foi mau, na certeza que me lembraria de tudo e de que sei exatamente em que contextos económicos, políticos e sociais as opções foram tomadas num daqueles exercícios de arrogância tão em voga nos dias que correm.

Seria injusto e apontava erros com outros erros e correria o risco de atribuir méritos às pessoas erradas e a quem os não mereceria.

Quantas medidas tidas como excelentes e visionárias num determinado momento vieram a revelar-se autênticos desastres passados anos. O mesmo acontecendo com o inverso. Quantas medidas tidas como devaneios, esbanjamento ou más políticas vieram a revelar-se, décadas depois, como visionárias e à frente do seu tempo.

E de quem é o mérito? De quem teve a coragem de as implementar ou de quem colheu os seus frutos. De quem lançou o projeto ou de quem cortou a fita?

E o demérito? De quem teve a iniciativa pensando no seu efeito imediato perante o eleitorado ou de quem não teve a capacidade de lhes dar continuidade porque não tinha dinheiro ou porque simplesmente aquele rasgo criativo e inovador não tinha nem nunca teria pernas para andar?

Prefiro escrever sobre o futuro. O nosso futuro coletivo. O futuro da nossa terra.

Este é um ano particularmente importante para a Praia da Vitória. Ano de eleições autárquicas em que a única certeza que todos temos é que a partir de outubro próximo teremos um novo Presidente de Câmara.

Faltam sete meses. E ninguém fala do nosso futuro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s