As manhãs de sábado na horta deram hoje lugar às manhãs de sábado na cozinha. Manhã que acabou por se transformar num dia inteiro quando, à última da hora, porque sobravam gemas em excesso, decidimos fazer mais uma sobremesa.
O compromisso era fazer uma lasanha vegetariana. Com a receita e orientações que a nossa amiga Bi nos havia dado. Vegetarianismo não é propriamente a nossa praia. Dirigi-me à cidade para comprar os ingredientes. O ideal seria adquirir produtos biológicos e massa sem glúten e qualquer coisa sem lactose e outra cena sem outra cena qualquer. O orçamento não dava para tanto e lá acabei no sítio do costume a comprar vegetais e legumes carregados de químicos.
E já que a maré eram químicos e cenas para a cabeça, nada melhor que um cafezinho esperto, ao balcão, e curto. Sempre curto. O local escolhido? O bar Vouga. O Orlando do Jardim não estava lá. O Emanuel disse-me que ainda não tinha aparecido. É sábado, se calhar foi ao Madeira… quem sabe.
Regressado a casa, mãos na massa. Entre lavar, descascar, cortar, refogar, estufar e assar, lá ficaram os dois tabuleiros de lasanha prontos para a festa do tabuleiro organizada pela marcha da FUP. Espero não ter exagerado nos temperos. Seria um clássico da minha parte. Espero que gostem.
Compromisso assumido! Compromisso cumprido!