LX 25.4


Hoje acordei numa Lisboa sombria a comemorar Abril. Naveguei pelas redes sociais e os slogans a dar loas à Revolução atropelavam-se ora pela esquerda, ora pela direita, ora ainda por qualquer lado desde que a camisola de abril pareça talhada para o corpo que se carrega.

Não quero que o meu Abril seja um slogan. Quero que o meu Abril, o nosso Abril, seja a materialização de todas essas frases bonitas cheias de significado e utopia e que não termine com o virar de página do calendário.

Para terminar, quero deixar-vos aqui um excerto daquela que foi a minha reflexão no dia em que Mário Soares foi a enterrar e que traduz o que para mim significa Abril:

“Sou de uma família que se divide entre socialistas e social democratas, até com comunistas convertidos em socialistas. De uma família onde alguns louvam o 25 de abril e outros não queriam ouvir falar disso por terem sido fortemente prejudicados e visto as suas expectativas defraudadas. Sou de uma família com militares que combateram em África numa guerra sem sentido e sem causa. De militares que fizeram do serviço à pátria a sua causa de vida. Sou de uma família em que os mais novos – onde eu próprio me incluo – tiveram oportunidade de estudar, de tirar uma licenciatura e de se fazerem homens e mulheres respeitados e integrados na sociedade, mesmo não pertencendo à classe privilegiada e instalada no poder. Somos uma família de homens e mulheres livres e queremos continuar a sê-lo e quero que os meus filhos e sobrinhos o continuem a ser.

Mário Soares permitiu e contribuiu muito para que isso acontecesse. Não foi o único, é verdade, mas hoje, infelizmente, é dele o dia. Votei nele quando entendi que era dele que o país precisava, tal como votei no PS quando tal foi necessário. Nunca votei em branco. Não gosto de deixar a decisão nas mãos dos outros. Mário Soares ensinou-nos que, quer gostem ou não, é preciso e é possível ter uma opinião. Sem medos.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s