Deixei propositadamente passarem alguns dias para poder escrever sobre o “Faz Acontecer” do André Leonardo que se realizou no passado sábado no Auditório do Ramo Grande da Praia da Vitória. Tratou-se de uma injeção concentrada de energia positiva, naquela dose certa, que nos torna mais otimistas e com vontade de fazer coisas.
É impossível ficar indiferente ao sorriso e à vontade de viver da Mafalda, que nos faz sentir pequenos, tendo a capacidade de transformar os nossos grandes problemas em minúsculas insignificâncias e a valorizar os pequenos passos e as pequenas conquistas. É impossível não escutar atentamente as histórias, conselhos e lições de vida do Tim, alicerçadas numa longa experiência onde nem sempre tudo foram rosas. Como é impossível não embarcar no entusiasmo do Marcos, identificarmo-nos com ele e rirmo-nos de nós próprios, dos contratempos da vida de quem é pai, das nossas angústias e do desespero de quem não sabe o que fazer quando nada parece ter solução, acabando por as encontrar nos pequenos gestos e nas pequenas coisas.
É motivador perceber que “fazer acontecer” não é só ganhar dinheiro, ter grandes negócios e sermos todos multimilionários. “Fazer acontecer” é também proporcionar aos outros e à comunidade uma melhor vida, ajudá-la a ultrapassar os seus problemas e alertá-la para aquilo de achamos por vezes ser o óbvio. “Fazer acontecer” é mudar. É transformar o impossível em conquista, mesmo que a passo de caracol. Na sua grandiosa sapiência o nosso povo costuma dizer que “devagar se vai ao longe”. Eu acrescentaria “o que é preciso é ir!”
Não conheço pessoalmente o André Leonardo, nem fazia ideia quem ele era, mas quero com este texto deixar-lhe o meu agradecimento por me ter proporcionado esta experiência e o meu testemunho de que valeu a pena!