Ousar. Inovar. Arriscar.

luis brum 2

Uma nova geração prepara-se para assumir as rédeas do poder na Praia da Vitória. 28, 30 e 32 anos são, respetivamente, as idades de Cláudia Martins (PSD), Tibério Dinis (PS) e Andreia Vasconcelos (CDS-PP), sendo que nenhum dos candidatos conheceu a Vila da Praia com os sonhos e ambições que a tornaram cidade.

Esta é, por isso, uma oportunidade única. Uma oportunidade para que esta geração de praienses projete a cidade e o seu concelho com os olhos, os saberes, as experiências e expectativas de quem praticamente está no início da sua vida ativa, a constituir ou a pensar constituir família e vê o mundo de forma diferenciada dos seus pais e avós que viveram num concelho que se desenvolvia à sombra do sonho americano que era a Base e garantia o nosso sustento e sobrevivência.

A Praia já não é assim. O concelho enfrenta desafios que ninguém ousaria prever há duas décadas atrás. A Praia mudou. O mundo mudou. Portugal mudou.

O comércio tradicional agoniza na proporção direta com que o centro urbano da cidade definha. O porto oceânico tarda em afirmar-se, sendo usado para tudo quanto é discurso de vendedores de sonhos e unguentos milagrosos. Culturalmente, perdemos terreno. Continuamos a ser – e bem – os arautos da preservação da cultura popular e das nossas tradições, mas deixámos de ser a locomotiva da vanguarda e da inovação artística e cultural. Fomos bons a descentralizar e descentralizámos quase tudo aproximando os serviços das populações e dos munícipes espalhados pelo concelho, mas não tivemos capacidade de medir as consequências desta importante medida e acautelar o despovoamento da cidade. Fizemos alterações à circulação automóvel no centro histórico da Praia com o objetivo nobre de a modernizar e fazer dela uma cidade sem carros, mas as coisas correram mal. Não podemos continuar a copiar modelos que nada têm que ver connosco, de realidades que nos são estranhas, mesmo que no original tenham resultado.

A Praia de hoje é muito diferente daquela que precedeu ao nascimento dos atuais candidatos à presidência da sua Câmara Municipal. Tem equipamentos nunca antes sonhados pelos nossos avós: escola secundária, centro de saúde moderno, auditório, complexo desportivo, marina, quartel de bombeiros bem equipado, lares com boas condições para acolher os nossos idosos, a escola “preparatória” renovada, uma academia de juventude e artes, matadouro novo, parque industrial, uma aerogare renovada, incubadora de empresas e muitas outras instalações e serviços que só o engenho dos praienses e o dinheiro da União Europeia permitiram ser realizados.

Mas falta-nos o principal: gente. Pessoas. Seres humanos para habitarem as nossas freguesias, a nossa vila e a nossa cidade.

É urgente debatermos a problemática da demografia. Desenvolvermos estratégias e implementarmos medidas que visem a fixação de pessoas e promovam o aumento da natalidade. É difícil, é complexo e não depende exclusivamente das políticas municipais. Mas não é por ser difícil que vamos deixar de encarar de frente este problema. E quando a conjuntura é a que todos conhecemos e se apresenta aos nossos olhos, só há um caminho a seguir. Ousar. Inovar. Arriscar.

As novas gerações vivem num mundo agreste e pouco amistoso para os jovens. Tiveram, por isso, que se adaptar a esta realidade procurando alternativas, sendo corajosos, ousando, inovando e arriscando. Sendo os candidatos à Câmara da Praia representantes desta castigada geração, é isso que se espera delas. Que ousem, inovem e arrisquem.

Artigo publicado ontem no Diário Insular. A imagem que o ilustra é uma fotografia de um pormenor de um mural do Luís Brum na rua do Evangelho na Praia da Vitória.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s