auditar as contas da câmara

São frequentes os rumores, certamente infundados, de que a Câmara da Praia está sem dinheiro para fazer o que quer que seja, embora já tenha sido prometido, para o próximo mandato, a duplicação dos apoios às festas tradicionais. Os mais catastrofistas dizem mesmo que está falida. Não passarão de boatos e de alguma má-língua militante que só vê o mal e não tem capacidade de compreender o que é o sucesso na gestão de uma câmara municipal ou o que habitualmente se denomina de “milagre económico”.

Quando, há doze anos, o PSD perdeu as eleições autárquicas, fazendo com que a Câmara Municipal da Praia da Vitória passasse para as mãos do Partido Socialista – um facto histórico para o PS – o novo Presidente da autarquia, Roberto Monteiro, ordenou a realização de uma auditoria financeira às contas do Município, por uma entidade externa (a empresa Deloitte especialista neste tipo de serviços), por forma a saber o ponto de situação financeira no início de um novo ciclo político na Praia da Vitória.

À época, o recém-eleito presidente da autarquia praiense garantia que essa auditoria não havia sido realizada para “guerra política”, mas sim “como um ato de boa gestão e para perceber a situação real da câmara”. Roberto Monteiro aconselhava mesmo que este tipo de procedimento fosse realizado por todos os autarcas porque, para ele, “permite corrigir situações e irregularidades administrativas.”

Daqui por alguns dias um novo ciclo político vai iniciar-se, novamente, na Praia da Vitória. Independentemente de quem venha a ganhar as eleições – e tudo indica que será o Partido Socialista – o elenco camarário que constituirá a nova vereação será outro, a começar pelo próprio presidente e pelo responsável do pelouro das finanças.

Neste sentido, talvez este fosse mais um daqueles momentos em que a necessidade de se realizar uma auditoria às contas do Município constituísse uma prioridade. Diria mesmo que se trata de um imperativo de boa gestão, isto até para dar cumprimento ao preceito instituído por Roberto Monteiro há doze anos que, passados três mandatos, nenhuma razão existe para que não seja atendido.

Estou convencido que não passará de um simples exercício, quase académico, sem que se preveja a existência de qualquer irregularidade na gestão municipal, outrora apelidada de “reinventada”.

Estarão o PS e Tibério Dinis dispostos a auditar as contas do Município?

NOTA 1: Tinha muito gosto em ver PS, PSD e CDS-PP a elegerem, cada um, pelo menos um vereador. Têm um projeto comum que consiste em fazer da Praia a capital cultural dos Açores, sendo que o PSD vai ainda mais longe e quer que seja capital europeia da cultura. O que ainda ninguém sabe é a opinião das estruturas de ilha e regionais dos mesmos partidos sobre este mesmo assunto.

NOTA 2: Na passada semana escrevi sobre a centralidade da cidade (ou a falta dela) relativamente ao todo concelhio e da relação da sede do concelho com as freguesias. Como referi na altura, este pode ser um não assunto, mas tendo em conta o tipo de propostas que têm sido apresentadas (todas muito… locais), esta temática ganha uma nova dimensão com importância crescente.

NOTA 3: O “trumpismo” está à solta. A criação de factos alternativos, uma prática que já nem se critica. A criação de uma nova narrativa pessoal, um hábito que, em jeito oportunista, aproveita a curta memória das pessoas, e dificilmente detetam as contradições. Já faltam poucos dias. O que virá depois?!

Este artigo foi publicado na edição de hoje do Diário Insular.

A fotografia é de autor desconhecido e foi captada algures pelos anos 1950 numa esplanada onde hoje se localizam os bares da avenida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s