coito interrompido

bandeira FLA

Tenho procurado seguir com a regularidade que me é possível a questão Catalã. O referendo, a violência, os excessos, as omissões e o que uns dizem que os outros ripostam.

Para não me ficar pelas opiniões e pelos discursos de uns e de outros, fiz algumas pesquisas e tentei perceber a História daquele território que agora reivindica a independência, até porque, não poucas vezes, ouvi catalães e portugueses a encontrarem semelhanças com a História de Portugal. Nada mais díspar. E comparar estas duas realidades é absolutamente revelador de ignorância. Acontece que Portugal se tornou o Portugal independente de D. Afonso Henriques alguns séculos antes de Espanha ser a Espanha dos Reis Católicos e muita mais tarde dos Bourbon.

Do que investiguei, concluo que esta vontade de independência é quase tão absurda como a vontade que existiu, e alguns ainda sonham, com o separatismo dos Açores, sendo que o de cá não faz qualquer sentido, só existindo na cabeça três iluminados, vá lá… seis iluminados, que se juntam em sessões privadas e se excitam só de pensar nisso. Existem diferenças, é evidente. Primeiro porque são alguns milhões e têm recursos e depois porque são ricos e nós fazemos de conta que até somos remediados.

Assisti em direto à declaração de Carles Puigdemont e confesso que me aborreceu. Quando a coisa estava a atingir o clímax e a independência iria ser proclamada com toda a pujança… borregou! Acontece. Deve ser do stress.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s