“Three Billboards Outside…”

IMG_7380

Como uma praga instalada de assalto, as rotundas das nossas cidades têm sido invadidas por cartazes publicitários. A falta de qualidade gráfica de muitos deles, o seu estado de abandono ou a inexistência de uma manutenção regular fizeram destes alegados símbolos do desenvolvimento civilizacional o postal que marca a entrada de Angra ou da Praia.

Na cidade património, tão escrupulosa na exigência do cumprimento das normas que preservam o título atribuído pela UNESCO, não é possível ver o Monte Brasil ou a Fortaleza Filipina a partir de nenhuma das rotundas da circular. Angra dá-nos as boas vindas com um monte de ferro-velho, escondendo-se à sua sombra. Bem vistas as coisas, tal facto não causa grande estranheza se tivermos em consideração o que se tem passado na Praça Velha com a montagem e desmontagem de barracas que, mais cedo ou mais tarde, poderão transformar-se em estruturas fixas. Sempre se poupavam uns trocos…

A este propósito, partilho convosco um episódio ocorrido comigo há uns meses, num domingo à noite, junto aos Barateiros. Decorria uma daquelas feiras enclausuradas em tenda. Quando virava a esquina para a rua Direita, fui abordado por um turista que, em inglês, me pergunta “where is the downtown?”. A princípio estranhei a dúvida por me parecer ter uma resposta óbvia. No entanto, não quis deixar o visitante sem a informação e lá lhe disse “Here is the downtown and this is the main square!”. O homem olhou para mim com ar de espanto, por momentos nada disse, olha para a barraca, sorriu, e lá disse “ok…!”, seguindo rua Direita abaixo. A sua expressão dizia tudo. Se este acampamento cigano é a “downtown”, como será o resto?! “My God!!”

Infelizmente, este gosto pelas barracas não é um exclusivo da cidade património da Humanidade. A cidade de Nemésio também tem um fascínio por este tipo de estruturas amovíveis. Monta barraca, desmonta barraca, monta barraca, desmonta barraca. É este o corrupio rotineiro da cidade da Praia só interrompido pelo monta e desmonta mastros de iluminação. É bem verdade que a Praça Francisco Ornelas da Câmara já perdeu, há muito, a nobreza que deveria ter e que a caracterizava. As últimas intervenções urbanísticas revelaram-se um desastre, a Praça transformou-se num mostruário a céu-aberto de floreiras, bancos-de-jardim e papeleiras e o edifício onde funciona o secretariado das festas é a imagem do estado de degradação a que a cidade chegou. As barracas, ao menos, têm o condão de o esconder, num processo semelhante à varredela para debaixo do tapete que acaba por levar consigo o que de bom vai aparecendo em frente da vassoura. Vai a estátua, vão os Paços do Concelho, vai a dignidade da cidade.

As rotundas de acesso à Praia também foram invadidas pelos marcianos publicitários. Terminados os períodos eleitorais, passada a época natalícia, muitos desses outdoors estão abandonados. Apresentam restos de anteriores campanhas (políticas e publicitárias) e esperam por novos investidores. De certa forma, espelham o atual estado de coisas. Esperam que alguém lhes ponha a mão. Deixar aquilo para ali ao abandono e a degradar-se é um mau serviço que se presta à cidade. Bem sei que geram receitas, mas são a imagem que nenhum de nós pretende para a ilha. Retirá-los de vez, mudarem de sítio ou dar-lhes um novo propósito é uma opção que tem de ser feita. Como está é que não faz sentido. Por mim, seriam removidos. São um conceito ultrapassado.

Artigo publicado na edição de hoje do Diário Insular.

A imagem que ilustra este artigo foi captada esta manhã na rotunda do Bairro de Nossa Senhora de Fátima (Joaquim Alves) à entrada da cidade da Praia da Vitória. Só nesta rotunda existem mais três cartazes…

 

Published by

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s