pensar a cidade do futuro

Print

Na passada quinta-feira, a convite do senhor Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, participei como orador no fórum “pensar a cidade do futuro”. Ao painel a que tive o privilégio de integrar, foi incumbida a tarefa de refletir sobre a reabilitação de espaços públicos.

Pese embora o facto de não ter feito uma intervenção lida, ficam aqui umas notas que sintetizam os comentários que fui fazendo às imagens apresentadas à audiência presente. Já agora, não posso deixar de referir que, apesar de tudo o que se vai dizendo pelos cantos escuros e pelos jornais e redes sociais, a fraca participação neste tipo de debate é parte da justificação para o que a Praia se tornou. A Praia não pode ser um projeto de ambição individual. A Praia tem que ser um projeto de nós todos.

Comecei com o coelho do Luís Brum a tentar salvar a Matriz de um afogamento iminente…

coelho_matriz_luis brum

Porque razão as pessoas não vão à rua de Jesus? A resposta parece óbvia: O centro da cidade não é atrativo; as pessoas perderam o hábito de vir à cidade; as pessoas não vêm cá fazer nada que não façam nas suas freguesias ou pela internet.

A Praia que temos já não nos serve. A Praia tem que ser reinventada. Tem que encontrar um novo caminho e não devemos ter medo de mudanças. Não devemos ter medo de pensar que é possível ter uma cidade diferente.

É preciso tornar a cidade mais atrativa. Precisamos de criar a habituação de vir à cidade.

Todos conhecemos o maior problema da cidade… Falta gente.

A Praia precisa urgentemente de eventos regulares semanais ou mensais. Precisamos de atividades para atrair crianças. Precisamos de festivais e mercados de rua (de roupa em segunda mão, de produtos agrícolas, de livros), feiras, de eventos ao ar livre, no jardim, no mercado, na rua de jesus, no paúl… Precisa, de uma vez por todas, sair das barracas.

Vou falar de uma Praia para os de cá. Para quem cá vive. Se não tivermos a capacidade de atrais as cerca de 21000 pessoas que habitam no concelho da Praia, como queremos nós atrair os de fora?

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s