festas da Praia 2019

É verdade que não houve lançamento de lanternas. É verdade que muita coisa poderia ter sido diferente. Uma semana depois, já feitos os balanços positivos e negativos, já feitas todas as críticas e análises, é tempo de olhar para a frente e de pensar as festas da Praia 2019. Como se costuma dizer “para a frente é que é caminho!”

Escreveu-se muito, disse-se muito um pouco por todo o lado. E quais as consequências disso? A maior parte das opiniões acabarão por se perder. Foram conversas a dois, a três, de certeza com boas ideias, mas que, se não vierem para a rua e não chegarem aos responsáveis pela realização da festa, foi tempo perdido.

É por isso que gostaria de abrir, aqui na Rua de Jesus, um espaço de sugestões para a festa do ano que vem. Comentem no próprio artigo, enviem mensagem privada ou e-mail que eu assumo o compromisso de publicar todas as sugestões. Se quiserem que sejam identificadas, identifico, caso contrário, não há problema que eu não revelarei a sua autoria.

É o mínimo que podemos fazer. Já que critiquei, porque não ajudar a construir?

10 pensamentos sobre “festas da Praia 2019

  1. O cortejo de abertura foi muito pobre. Aliás de ano para ano tem vindo a piorar…Deve ser repensado, pois é o ponto alto da festa.

    Gostar

    1. E se deixasse de haver cortejo e passasse a haver uma outra coisa qualquer que marcasse de forma diferente a abertura de umas festas?

      Gostar

  2. Acho que deveriam ser menos dias de festa mas com mais qualidade no programa. Há sempre latente uma competição com as Sanjoaninas que não leva a lado nenhum. As Sanjoaninas são umas festas populares e as da Praia um festival de verão que set quer com qualidade. Não têm que haver marchas populares na praia. Se é para haver feira gastronômica que seja como deve ser se não não vale a pena…

    Gostar

    1. Se não é possível fazer bom em 10 dias, que se faça em menos. Concordo contigo, as festas da Praia não têm que ser uma versão de agosto de Sanjoaninas. Quanto à feira gastronómica, a minha opinião está no artigo. Obrigado Cláudia!

      Gostar

  3. Acho que deviam alterar principalmente 3 coisas:
    -As tascas do clube naval deviam ser colocadas junto ao palco da marina, onde esteve este ano a exposição de carros do RC até á barraca dos gelados e com as mesas em frente às barracas.
    – O espaço dos concertos (tenda) devia passar para o Porto dos americanos *e sem tenda* ao ar livre. Aproveitar e colocar o palco na zona de cimento existente no local, de forma a que fique virado para o mar limitando as zonas com vedação para segurança de todos e impedindo que do caminho do facho se veja os concertos. Acho também que devia haver dias gratuitos para este espaço mesmo havendo pulseiras e que haja dias temáticos, por exemplo existe um evento em que a rádio M80 é a promotora e organizadora da noite M80 com músicas dos anos 80 ou também a chamada música Pimba, etc… De forma a abranger o maior número de pessoas.
    – A feira de gastronomia tem obrigatoriamente de ser novamente potenciada, para isso em vez de haver uma comitiva que vai aos EUA e Canadá 2 semanas ou mais, deviam ir ao continente fazer contactos com restaurantes novos para virem para a feira de forma que houvesse todos os anos interesses das pessoas irem experimentar novos restaurantes e sabores.

    Gostar

    1. Bom dia Carlos, gosto da ideia das tascas passarem para o passeio da Marina. De certa forma é uma espécie de regresso às origens. Em relação à gastronomia, concordo em absoluto. No que toca aos concertos, não me parece que a solução seja tirá-los dali, mas antes colocá-los ao ar livre e a horas acessíveis a todos. Irem para o porto americano faz-me lembrar os anos em que foram para o porto pipas. Obrigado

      Gostar

  4. Possivelmente uma das falhas das Festas da Praia, é concentrar sempre tudo no mesmo sitio (coisa que funcionou durante anos, pois dava imenso jeito ver a “festa” toda no mesmo dia), ao contrário de Angra, que espalhou a “festa” pela cidade. Temos o Paul, a zona verde, o largo em frente ao Auditório, toda a faixa do muro da Marina (sem exposições de carros que iriam para outro sitio mais indicado).
    Se for para manter o Clube Naval ao menos que se suba o teto, o calor e barulho da maneira como está é quase insuportável.
    Compreendo que as infraestruturas teriam que ser diferentes, porem acho que valeria a pena.
    Investir mais na divulgação no continente e não se preocuparem tanto com a América e Canadá, pois quem está para vir cá e puder, vem na mesma sem comitivas de divulgação.
    Sobre os concertos…talvez fazer uma sondagem…apresentar uma lista e a população escolher quem gostava de ver…Claro que seriam escolhidos depois os grupos mais viáveis monetariamente. Para isto também tudo teria que ser organizado com tempo…não é 4 ou 5 meses antes, pois ai ja se escolhe “o que calhar” que foi a impressão que tive este ano…(pouco tempo de organização e pouca escolha disponível.
    Quanto aos cortejos que sejam repensados mesmo…as marchas é certo que não fazem muito sentido, mas ainda assim é das noites que traz mais gente á Praia.
    Respeitar horários e prever mais ou menos o que demora as várias coreografias durante o percurso.
    Acabar com competições entre Angra e Praia, também seria importante, somos uma ilha pequena com gente grande e trabalhar todos para o seu crescimento era tão bom.
    São apenas sugestões e não criticas, pois todas as organizações passadas, acredito que quiseram fazer o seu melhor…agora as futuras devem é de aprender com o que falhou, superar e tornar a trazer as nossas Maravilhosas Festas da Praia.
    Obrigada Paulo Ribeiro por esta oportunidade de dar a minha opinião

    Gostar

    1. Amélia, você tocou no ponto. Às vezes os responsáveis queixam-se da falta de participação das pessoas, o que é uma realidade, mas também faltam espaços e oportunidades para que possam falar. Obrigado!

      Gostar

  5. Eu sugeria desistir da quantidade e apostar na qualidade. Por exemplo o Music Resort (ou lá o que é…) ser só cinco dias (3ª a Sáb). Acho que se poupava uns trocos para se investir noutras ideias, mas eu não as tenho…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s