muito fora da caixa

gibbs farm

O GIBBS FARMé um museu a céu aberto situado na Nova Zelândia. Um conceito que ainda não pegou por cá, mas que tem a vantagem se ser feito sem termos que recorrer à construção de grandes edifícios. Aliás, considerando a dimensão das obras expostas nestas situações, não há edifício que as comporte. A ideia não é nova e até existe em Portugal um na região do Bombarral, propriedade de Joe Berardo, o BACALHÔA  BUDDHA EDEN. Tanto um como o outro foram instalados em terreno descampado e espaço bastante. Contudo, este tipo de equipamento cultural pode ser adaptado a espaços mais pequenos, urbanos ou não.

Na imagem estão apresentados dois trabalhos da autoria de outros tantos artistas plásticos. No primeiro plano, a instalação Green and White Fence (1999/2001) do artista plástico francês Daniel Buren nascido em 1938. Não é gralha, o senhor nasceu em 1938. Ao fundo, no topo da colina, pode-se observar a obra de Anish Kapoor – Dismemberment, Site 1 – de 2009. Anish Kapoor é natural de Bombaim, India, onde nasceu em 1954.

É curioso como aquilo que parece uma modernice tem como autores artistas que hoje têm mais de 60 anos… talvez nós não sejamos tão modernos e liberais como tantas vezes nos queremos fazer passar…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s