podia ser o Pai Natal

Pai-Natal-2-1280x640

Primeiro, começas por duvidar. Algumas coisas deixam de fazer sentido. Questionas. Não obténs resposta. Pensas que és tu que não compreendes. Relevas as incertezas e resignas-te, tal é a vontade de acreditar. É mais confortável. Resolve-te uma enormidade de problemas. Não queres ser cético. Não queres ser o único cético.

Depois acreditas. Todas as células do teu corpo acreditam. Roças o fanatismo e as dúvidas de outrora foram momentos de fraqueza. Imperdoáveis. A fé é tudo e tudo o mais é heresia. Tornas-te missionário e vais pelo mundo espalhando a boa nova, divulgando as virtudes do teu credo. Até te deixas crucificar.

Cais da cruz e as dúvidas regressam. Demoras mais tempo a encontrar respostas. Queres encontrá-las. Procuras… procuras… Não descansas até as descobrires. Torna-se uma obsessão. Tens medo de deixar de acreditar. Temes o julgamento dos outros. E se estás errado? E se és tu que não procuras nos sítios certos? E se és tu que não tens capacidade de o fazer? Forças-te a fazer parte. Tens que fazer parte.

Fazes de conta que acreditas. E de tanto fazer de conta, convences-te que, mais uma vez, estavas errado. Como é que não viste? Como é que caíste mais uma vez na armadilha dúvida? Como é que não percebeste? A história fazia sentido. Sempre fez sentido. Foca-te! Concentra-te! Não te distraias! Achas-te melhor que os outros?

Agora a cruz cai em cima de ti e duvidas mais uma vez. Recusas-te a aceitar que estiveste errado este tempo todo. Não estiveste. Enquanto acreditaste fez sentido. Fazia sentido e preenchia-te. Não baixaste os braços e trabalhaste com todas as tuas forças. Deste o teu melhor. Valeu a pena. Afinal de contas, aquela era a solução, naquele momento, para todos os males.

Continuas a duvidar. Ainda queres acreditar. Tens pena. Mas já não consegues.

Artigo publicado na edição de hoje do Diário Insular.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s