a galinha da presidente

São incontáveis o número de ocasiões em que a ficção se confunde com a realidade. Por vezes, ao ler um livro, a assistir a uma série de televisão ou a visionar um filme, damos por nós a identificar situações e a encontrar paralelos com o mundo que nos rodeia por mais fora da caixa ou estratosféricos eles possam parecer. Aviso desde já que o texto que se segue contém spoilers. Quem não quiser saber o que acontece no episódio 25 da segunda temporada da Patrulha Pata deverá ficar por aqui. Não vos quero estragar a surpresa. Eu já o vi mais de 50 vezes… pelo menos!

A presidente Goodway é uma simpática senhora que gere os destinos da Baía da Aventura, uma pequena cidade banhada pelo mar, onde todas as pessoas se conhecem. A senhora presidente tem como assistente uma galinha de estimação – a Galinheta – que a acompanha para todo o lado, transportada na sua mala, e tratada como se fosse sua filha. Pouco mais faz do que comer maçaroca e cacarejar. Talvez seja essa a função das galinhas de mala… não conheço nenhuma.

Não sabemos muito bem quais as tarefas da Mayor, nem as suas competências enquanto autarca. Aos olhos do espectador, pouco mais faz do que promover festas, festivais, inaugurações, arranjar canteiros e desfrutar da vida no meio da natureza. Talvez um hobbie. Sendo uma série destinada a ser vista pelos mais pequenos, sob o ponto de vista estritamente pedagógico, dá uma imagem distorcida das funções de um autarca. Sabemos que não são assim… pelo menos, alguns.

Em cada um dos episódios há um problema na cidade por resolver. Goodway, a presidente, limita-se a gritar “isto é horrível!”. E sem procurar solucioná-lo por iniciativa própria, pede ajuda na certeza de que alguém, não ela, o resolva. Pede sempre ajuda e espera que os outros encontrem as soluções. De serviço está sempre o voluntarioso Ryder, um miúdo de dez anos, que com o seu grupo de cãezinhos amestrados, cada um especializado na sua área, está sempre disponível para “salvar o dia”.

Ryder analisa o problema, define uma estratégia, organiza o plano de ação e, com o precioso auxílio dos cachorros, que se contentam com um biscoito como recompensa, termina o episódio com uma solução encontrada. Claro que, antes de correrem as letras da ficha técnica, aparece a presidente Goodway, de fato engomado e cabelo arranjado, a falar para a televisão, a prestar declarações aos jornalistas e a fazer os agradecimentos necessários, não vá ela precisar novamente de quem faça o seu trabalho… também é preciso que a vejam.
Nesse episódio vinte e cinco, a trama desenrola-se em torno de um concerto musical com o maior dos maiores cantores das redondezas, uma espécie de Tony Carreira da Baía da Aventura. Luke Estrela. O artista vem dar um concerto à Baía, mas uma tempestade destruiu o palco instalado no campo de jogos local. Há que resolver o problema. “Isto é horrível!”

“A Patrulha Pata vai ajudar!”

Enquanto decorrem os trabalhos de limpeza, Goodway, a presidente, e a sua Galinheta, nervosas, ficam sem saber o que fazer e esperam até que Luke Estrela apareça. Uma star está prestes a chegar à cidade. Um acontecimento que não pode ser desperdiçado pela propaganda. Ao fim e ao cabo, é preciso estar ao lado de quem é popular, na esperança que se dê alguma espécie de contágio.

Entretanto, o artista chega. À falta dos fotógrafos e restantes elementos do gabinete de comunicação, é preciso fazer alguma coisa. Selfie! De imediato, foto para as redes sociais. “Posso não fazer mais nada, mas ao menos vou aparecendo ao lado deles… Só espero que haja muitas partilhas!”… estará a pensar a presidente… ou a galinha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s