tiram-se as árvores, vêm as rotundas

“árvore do fogo” que existia no Largo da Luz da Praia da Vitória (foto de 28 de junho de 2018)

Não consigo compreender a aversão que esta cidade tem a árvores e o amor que dedica ao asfalto. Resquícios da Base tão bem denunciados na “moda da gasolina” de Nemésio, só pode ser!

Os problemas de trânsito e o acesso à zona central da cidade são conhecidos. Situação esta, aliás, provocada pelas alterações introduzidas nos finais da primeira década deste milénio e que tarde se veio a reconhecer terem sido um erro que agora se pretende reverter. Antes tarde do que nunca.

No entanto, sob a capa deste voltar atrás, vai ser construída uma rotunda a escassos metros de outra rotunda e que tem por objetivo resolver os problemas de congestionamento de um cruzamento. Ora, se a dita interceção de arruamentos tem evidentes problemas de escoamento de tráfego, não me parece que a introdução de uma placa circular os vá resolver. Além de ser uma rotunda em cima de outra rotunda, a nova será descentrada relativamente à ligação entre a do cemitério e a agora dos bombeiros, numa solução semelhante à encontrada para o cruzamento junto à escola Francisco Ornelas e que, tem-se visto, não é propriamente algo que quem a idealizou se possa orgulhar.

Será que ainda ninguém ouviu falar numas luzes verdes, amarelas e vermelhas que foram inventadas há muitos anos para resolver situações como esta? Ou vamos construir rotundas em todos os cruzamentos da cidade onde o movimento de carros não tenha a fluidez desejada?

Já agora, não tenham vergonha de ter uma cidade arborizada! A cidade não precisa só de carros e de gente. A cidade precisa de árvores, de verde, de vegetação, de natureza. Lembram-se do célebre jardim sem flores? E da cidade sem árvores?!…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s