Preciso de férias

Sentado na escadaria do Palácio da Vila, em Sintra, escrevo esta crónica sob um sol abrasador que em boa hora rompeu as nuvens e a chuva molha-tolos dos últimos dias. Estão a chegar ao fim mais umas férias em família e conciliar atividades em que os pais e as duas crianças consigam divertir-se e/ou apreciar não é tarefa fácil. Pelo contrário, é esgotante. Procuramos fugir aos centros comerciais. Queremos dar-lhes mundo e mostrar-lhes o que é novo e diferente de tudo aquilo que durante o ano podem ver, desfrutar e apreciar na Terceira. Tenho a noção de que crianças de três e quatro anos não apreciarão como um adulto um bom restaurante, uma exposição de Banksy ou um palácio ou os fósseis de um dinossauro, mas alguma coisa lhes ficará na retina e na memória, nem que seja uma sala escura, um dinossauro gigante ou uma viagem de comboio ou um engarrafamento numa grande cidade.

O mundo não é feito só de números, fórmulas matemáticas e figuras de estilo. O mundo é feito de experiências sensoriais, de sabores, de arte e de restaurantes de cereais ou saltos de trampolim. O imaginário das crianças também se constrói com histórias imaginárias, com dinossauros a atacarem a mãe que sobrevive devido à ajuda dos filhos, com castelos de princesas e super-heróis a dormirem em tendas no meio de um pinhal onde as pinhas caem do céu e os adultos andam de skate e as ovelhas, durante a noite, entram na tenda a oferecer bolotas e folhas de árvore que deixam debaixo da almofada.

São férias extenuantes com o pai a passar horas ao volante nos momentos em que eles aproveitam para dormir. O ritmo tem que ser o deles, mas nós também temos que nos divertir. Todos temos que ceder. Os pais, mais vezes, claro, também temos outra compreensão das coisas. Mas eles, os nossos pequenos príncipes, também têm que o entender, faz parte do processo, caso contrário, não haverá férias para ninguém.

Quando estiverem a ler estas linhas, ou ouvi-las, já estarei de regresso a casa. Espero aproveitar o fim-de-semana para descansar. Bem preciso!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s