Vila da Praia. Vila de Santa Cruz.

Durante três dias a sede de concelho da Praia da Vitória mudou-se de armas e bagagens para a ilha Graciosa. É certo que podemos encontrar na Ilha Branca algumas semelhanças com o nosso concelho, mas não passam de coincidências. 

Há uma Praia. Há uma Santa Cruz. Contudo, nem aquela Praia é da Vitória ou sequer cidade, nem a nossa Santa Cruz é vila.

Presidente, vice-presidente, os dois vereadores a tempo inteiro, o presidente da Assembleia Municipal e até mesmo a secretária do presidente e o poderoso chefe de gabinete ou presidente-sombra, toda esta gente foi de passeio à Graciosa. 

A questão que coloco é só uma: quem ficou na Praia da Vitória a dirigir os destinos do Município, a dar despacho ou a atender os habitantes do concelhoque, do Porto Martins aos Biscoitos, precisem falar com o executivo?

Pelas minhas contas, ninguém eleito democraticamente ou com poderes representativos.Talvez a adjunta… sempre terá de fazer alguma coisa. 

É grave. Diria mesmo, muito grave.

Eu sei que para a atual vereação e provavelmente para grande parte das pessoas isso não terá importância nenhuma. Que interessam as instituições democráticas? Que mal virá ao mundo se a câmara ficar sem presidente ou um seu qualquer substituto durante alguns dias? Provavelmente nenhum, dirão. Para mim, no entanto, não é bem assim. Talvez não seja por acaso que Presidente da República e Presidente da Assembleia da República não possam ausentar-se do país ao mesmo tempo. Esquisitices…

O problema, neste caso, é outro: a falta de sentido de responsabilidade e de respeito pelos lugares que ocupam e pelos munícipes, sendo que os munícipes não são os eleitores do Partido Socialista, mas todos os habitantes do concelho da Praia da Vitória, independentemente do partido em que votaram e da freguesia ou vila onde vivam, algo que, pelo que o senhor presidente vai publicando nas redes sociais, também lhe gera grande confusão… nunca se sabe muito bem se é o presidente da câmara ou o responsável socialista quem publica a propaganda.

Não se pode perder uma oportunidade de se fazer um cruzeiro a Graceland, a Graciosa, e, muito menos, perder o momento para se postarem diariamente fotografias nas redes sociais, acompanhado por séniores e outros muito pouco séniores, naquele estilo populista que Tibério Dinis já nos tem vindo a habituar.

Já agora senhor presidente, e por falar em idosos, para quando pensa cumprir a promessa feita aos lajenses inscrita no manifesto eleitoral das últimas eleições autárquicas “construção de Centro de Dia e de Noite, dando resposta efetiva aos idosos e familiares lajenses”?

Política de apoio à terceira idade não pode ser só convívio, boa disposição, almoços e passeios. Tem que ser muito mais do que isso. Muito mais que proclamações de “envelhecimento ativo e valorização da terceira idade”. Mais do que isso, tem que ser de dignificação da terceira idade e da criação de condições para que os nossos idosos possam ter um fim de vida com qualidade. Muitos, nem passeios podem dar. Muitos, nem da cama podem sair. Muitos, nem família têm para os apoiar. Muitos, nem dinheiro têm para comer. As suas prioridades para esta faixa da população, contudo, já se perceberam quais são.

Não sou contra os passeios com aqueles a que chamos de idosos. Mas fico indignado que estes passeios sejam usados para férias do elenco camarário e, pior, que se usem os idosos para propaganda e promoção pessoal.

A dúvida que fica é saber por que razão são precisos tantos juniores num passeio de séniores ativos e autónomos. Certamente não será para lhes mudar a fralda ou dar-lhes comida. Felizmente, estes, ainda não precisam disso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s