Imelda saiu da Casa.

Vinte e quatro anos de dedicação desinteressada ao serviço dos Açores, das açorianas e dos açorianos, deveriam ter tido outro desfecho que não este. Sem glória, sem honrarias, uma saída pela porta pequena. É injusto. Não se pode deitar pelo cano abaixo mais de duas décadas de entrega à causa pública. Só por este feito, por tão extensa longevidade, a douta licenciada seria merecedora de uma medalha.

Mas não de uma medalha qualquer, não de um qualquer pechisbeque entregue em dia de poeta ou de pombinha. O trabalho em prol destes ilhéus atlânticos é merecedor de uma condecoração em cerimónia propositadamente organizada para o efeito sem que tenha de se misturar ou confundir com o rol interminável de agraciados nos moldes oficiais. Melhor ainda, deverá ser criada uma honraria própria, com direito a título ao melhor estilo aristocrático, tal é a sua paixão pelas coisas da história, das coisas do sangue, da tradição hereditária e do compromisso dinástico. Duquesa assentar-lhe-ia que nem uma luva. Melhor ainda, condessa, como Dona Tereza do Condado Portucalense, a tal que levou porrada do filho.

Não são muito percetíveis as causas da demissão. Mas a visada indignou-se. Parece que ninguém lhe ligou nenhuma. Parece – segundo a própria – que foi vítima de interesses partidários. Que desconjuro! Nunca tal se havia visto tal coisa nas terras dos milhafres mascarados de açores. Pobre criatura. Tão ingénua, tão inocente, tão acima destes vis e desprezíveis interesses.

Esse talvez seja mesmo o maior problema. Habituada a estar acima de todos os interesses que não os dos seus mais-que-tudo, não percebeu que ela própria, a Imelda das Ilhas de Bruma, não é mais do que um anacronismo que foi sendo imposto e alimentado pelo imperador ausente. Intocável. Figura (!) sagrada.

Atrás de tempo, tempo vem. Atrás de tempo, tempo veio. Chegou. Sentiu-se a mais. Quiseram que mostrasse trabalho. Deram-lhe um prazo. A ela ninguém lhe impõe nada. A ela ninguém dá ordens. Solução: Saiu da Casa…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s