O que é que o Marco Paulo tem a ver com isto?

Existirá escondido no nosso cérebro um sensor especializado em detetar pequenas coisas, mas com capacidade de nos provocar grandes emoções. Não gosto do outono.

No passado domingo, enquanto passava os canais da box, cruzei-me com um programa onde Marco Paulo, o dos dois amores, conversava com Ágata, a do sai da minha vida, e se preparava para começar a cantar o maravilhoso coração maravilhoso. O tal sensor bloqueou-me o dedo no comando que se preparava para saltar de canal. Ouvi a música do princípio ao fim e dei por mim a cantarolá-la e a vivê-la como se estivesse a assistir a um concerto. Até abri os braços. Ma-ra-vi-lhoso coração, maravilhoso/não deixes nunca de sonhar é um pedido…

A intensidade com que o homem interpreta a canção é contagiante. Não nos deixa ficar indiferentes. De pouco importam os rótulos que o tema tem. De pouco importa o que digam de nós por descobrirem que estás sentado à frente da televisão a ver, a ouvir e a cantar uma música do Marco Paulo. O meu cérebro terá dado uma cambalhota e as memórias invadiram-me aquele momento presente. Regressei ao corredor da minha casa de criança, na Base, a ouvir o som da Rádio Lajes, o peça que não aborrece, com a Mariazinha Soares e a Fernanda Henriques, ou o disque o disco, na voz de Valdemar Reis. Viajei até ao bailão, onde assisti a um concerto do homem que faz saltar o microfone de uma mão para a outra, e onde me diverti à brava, naquela arrogância de quem se diverte porque acha que aquilo é música menor, mas que, em grupo, ninguém vai dar por isso que até estás a gostar à séria. Aquele maravilhoso coração maravilhoso, naquela específica tarde de domingo, foi o escape e o aperitivo para o que estava reservado algumas horas depois.

Passados dezasseis anos, o PSD volta a assumir a presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória, desta vez, em coligação com o CDS-PP. Embora fossem visíveis o descontentamento e a vontade de mudança por parte das gentes desta parte da ilha, a verdade é que, até ao último minuto, fiquei com o pé atrás, tantas têm sido as derrotas e os desgostos que levo no currículo, ao ponto de nem saber como comemorar o acontecimento. Se excluirmos o voto, reduzida foi a minha participação no processo. Um mandatário pouco mais faz do que assinar papéis e resolver problemas com o tribunal ou a comissão nacional de eleições. No entanto, vivi esta vitória como se fosse minha. Celebrei-a como se o momento fosse meu.

O palco e o trabalho foram da Vânia. A ela se deve esta vitória. A ela, à sua equipa, aos candidatos às assembleias de freguesia e municipal. Os resultados foram surpreendentes. Destaco, no entanto, a maioria alcançada no número de vereadores na câmara e as vitórias do John Borges, na Fonte do Bastardo, e a surpresa da Raquel Mendonça, no Porto Martins. Claro que não me esqueço do Paulo Luís que, na assembleia municipal, garantirá o apoio a todo este projeto. Na noite de domingo, no momento em que nos felicitávamos uns aos outros, em particular aqueles que ao longo dos últimos dezasseis anos deram a cara pelo projeto social-democrata, um longo filme passou diante dos meus olhos. Imagens de tempos difíceis, de memórias que julgava perdidas, de cenas que preferia ter esquecido. Chegou ao fim esse tempo e imploro aos novos responsáveis para que nem tenham sequer a tentação de o repetir.

Um novo capítulo se abre na história da Praia da Vitória. A cidade e o concelho enfrentam desafios que tardam em ser ultrapassados. A questão demográfica, a dinamização do seu centro histórico, a sua reorganização urbanística, o aproveitamento do potencial da baía e do mar ou a devolução da cidade às pessoas são “só” algumas das prioridades. Agora, é começar por uma ponta e levar o resto a eito.

E o que é que o Marco Paulo tem a ver com isto? Nada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s