Gorgulho é bicho?

Paulo Ribeiro

Dois tipos de grilos, dois tipos de larvas, um gafanhoto e um besouro são os insetos aprovados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária para consumo humano.

São ricos em fibra, vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais. Pelo menos, é o que vem escrito numa revista editada mensalmente por uma grande superfície comercial. Dizem, ainda, que a sua produção utiliza menos ração, menos água e permite uma menor emissão de gases de efeito de estufa quando comparado com outras fontes proteicas animais. Constituem uma fonte proteica mais sustentável, concluem. São a alimentação do futuro.

Tá bem, tá! Causam-me repugnância. Não deixam de ser insetos.

As minhas manhãs de quarta-feira são, habitualmente, reservadas à escrita do artigo de opinião a ser publicado na edição de quinta-feira do Diário Insular. Esta semana não foi isso que aconteceu. Embora tenha escrevinhado algumas linhas, a conclusão do texto ficou sem ser conseguida. Ainda bem! Caso contrário, teria perdido a oportunidade de partilhar convosco a minha opinião sobre insetos, enquanto alimento para humanos, e sobre uma das maiores bizarrias políticas ocorridas no nosso país nos últimos tempos: o debate entre os líderes dos partidos que, à direita mais à direita, disputam soundbites, gritaria, populismo e “baixaria”, abrasileirada, numa referência consciente a Bolsonaro.

Uma peixeirada nunca antes vista, de parte a parte, onde valeu tudo, menos a agressão física. O moderador da CNN(TVI?) também não ajudou. Ninguém lhe ligou nenhuma, ninguém lhe respondeu às perguntas, limitou-se a garantir o “equilíbrio dos tempos”, o que, bem vistas as coisas, não foi pouco. Dizem alguns comentadores que foi um excelente espetáculo televisivo. Degradante, opino eu. Suponho que, pelo sucesso e intensidade, a TVI vai pegar no formato, e transmiti-lo diariamente, logo a seguir ao Jornal das 8, com apresentação e moderação da Cristina Ferreira. Sempre poupam trabalho aos técnicos de som, que assim se equilibram os decibéis.

Houve de tudo: pena de morte, aborto, eutanásia, Benfica, Sporting, corrupção, pedofilia, racismo, xenofobia, pastorinhos de Fátima, LePen, Salvini, castração química, ciganos, maricas, Bento XVI, D. José Policarpo, José Sócrates, Papa Francisco… bem, a referência ao nome do Papa nestes debates não constituiu novidade, já que o Santo Padre havia sido invocado anteriormente por Catarina Martins, a imprevisível beata de serviço. Pouco sobrou do confronto, a não ser uma espécie de “venha o Diabo e escolha”, sendo que, mal por mal, antes o purista e alucinado Chicão que, pertencendo a um partido democrático, queira ele ou não, mais dia menos dia, irá a eleições internas e os militantes moderados resolverão o problema. Assim sobreviva…

Fico com dúvidas se comer insetos fará parte de uma dieta vegana ou vegetariana. Presumo que não, já que são animais à mesma. Preocupa-me ainda saber como serão tratados os bichos antes de serem abatidos, torrados e transformados em farinha, snacks ou barras proteicas. Serão sujeitos a violência contra a sua dignidade e bom nome? Serão respeitados na sua condição animal? Que direitos têm? Como farão a sua identificação? Com chip? Com ferro quente? Com o azoto líquido que sobra dos bancos de esperma? Ou a sua individualidade, o respeito pela personalidade de cada um daqueles minúsculos e fofinhos seres não interessa para coisa nenhuma e matam-se todos de uma vez, tudo ao molho, sem que saibamos, pelo menos, o seu nome ou a cor dos seus olhos? Não acho isso bem. Tivesse eu responsabilidades políticas e acabava já com esta selvajaria.

Entretanto, em Pombal, a autarquia recomendou aos donos de gatos que os recolham da rua e os mantenham fechados em casa. Os bombeiros voluntários locais já retiraram três cadáveres de felinos de telhados e um quarto gato, ainda com vida, foi encontrado prostrado, com dificuldades respiratórias e ataxia. Ao que consta, testou positivo para Panleucopénia felina.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s